Em nota, CBF discorda de decisão da Fifa em remarcar o clássico Brasil x Argentina

02/15/2022

04:41:59 PM

GERAL


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota na noite desta segunda-feira (14) discordando da decisão da Fifa em remarcar o clássico Brasil x Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O jogo foi interrompido por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"A Confederação Brasileira de Futebol manifesta sua discordância em relação ao resultado do julgamento publicado, nesta segunda-feira (14), pelo Comitê Disciplinar da FIFA, referente à partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo entre Brasil e Argentina, iniciada no dia 5 de setembro de 2021, em São Paulo. A entidade destaca ainda que já solicitou à FIFA os fundamentos da decisão proferida e, após análise da Diretoria Jurídica e da Presidência, informará as providências a serem adotadas na sequência do processo", diz o comunicado.

A partida na Neo Química Arena foi suspensa aos quatro minutos de bola rolando. Técnicos da Anvisa invadiram o gramado da Neo Química Arena para notificar quatro jogadores argentinos, Emiliano Martínez, Giovanni Lo Celso, Cristian Romero e Emiliano Buendía, que teriam burlado as regras para entrar no país.

A Fifa decidiu remarcar o duelo entre brasileiros e argentinos no próximo mês de junho. Além de multar a CBF em 550 mil francos suíços, o equivalente a R$ 3,1 milhões, por causa das falhas na organização do jogo e pela invasão do campo. Enquanto a Associação de Futebol Argentino (AFA) terá de pagar 250 mil francos (R$ 1,4 milhão), já que quatro dos seus atletas burlaram as regras sanitárias do Brasil. O quarteto também foi suspenso por duas partidas nos compromissos de março e com isso poderão ser escalados no clássico. As duas entidades continentais poderão recorrer da decisão da Fifa. O primeiro seria o Comitê de Apelação da própria entidade internacional, depois, o caminho será o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Brasil é o líder das eliminatórias com 39 pontos, seguido pela Argentina que soma 35. As duas seleções já estão classificadas de forma antecipada para a Copa do Mundo de 2022.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Compartilhe