cover
Tocando Agora:

Em 2ª edição, Flipetrópolis celebra Antônio Torres e importantes nomes da literatura brasileira

Em 2ª edição, Flipetrópolis celebra Antônio Torres e importantes nomes da literatura brasileira

Em 2ª edição, Flipetrópolis celebra Antônio Torres e importantes nomes da literatura brasileira
Em 2ª edição, Flipetrópolis celebra Antônio Torres e importantes nomes da literatura brasileira (Foto: Reprodução)

De 27 a 30 de novembro, o Palácio de Cristal, na Região Serrana do Rio de Janeiro, será palco da segunda edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis, Flipetrópolis. O evento terá debates, lançamentos, oficinas, espetáculos e apresentações artísticas, sempre com entrada gratuita e voltados para toda a comunidade local.

O jornalista do ICL Notícias, Jamil Chade, e a colunista do portal do ICL, Eliana Alves Cruz, estão entre os participantes do festival. O autor homenageado será Antônio Torres, romancista consagrado e membro da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, cuja obra exibe a experiência do sertão e a identidade do Brasil.O ponto alto do Flipetrópolis acontecerá na sexta-feira, 28 de novembro, às 21h, quando Míriam Leitão, ao lado de Conceição Evaristo — as duas últimas ganhadoras — fará a entrega oficial do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano à vencedora de 2025, a pensadora Sueli Carneiro. Ricardo Ramos Filho e toda a diretoria da União Brasileira de Escritores – UBE – , seção São Paulo, farão as honras da Casa. A oradora oficial da cerimônia será a jornalista Flávia Oliveira. A curadoria é de Sérgio Abranches, Luis Gustavo Grandinetti e Marcelo Fernandes.

O Festival contará com a presença de nomes expressivos da literatura brasileira: Ana Maria Machado, Ana Paula Araújo, Andréa Pachá, Antônio Torres, Aydano André Motta, Carolina Freitas, Cecília Oliveira, Clarisse Escorel, Conceição Evaristo, Cristina Aragão, Eduardo Giannetti, Eliana Alves Cruz, Elisa Larkin Nascimento, Estevão Ribeiro, Flávia Oliveira, Geraldo Carneiro, Gustavo Grandinetti, Itamar Vieira Junior, Jamil Chade, Leandro Garcia, Leonardo Boff, Lívia Sant’anna Vaz, Luis Antonio Simas, Marcelo Fernandes, Maria Helena Arrochelas, Mary del Priore, Míriam Leitão, Rafael Nolli, Ricardo Ramos Filho, Rosiska Darcy de Oliveira, Sérgio Abranches, Sueli Carneiro, Teresa Cárdenas, Xikito Affonso Ferreira. A cubana Teresa Cárdenas será a convidada internacional.

Flipetrópolis

Todas as atividades do Flipetrópolis são gratuitas, acessíveis e com tradução em Libras e recursos de audiodescrição.

O Patrono é Alceu Amoroso Lima (1893-1983) – intelectual, crítico literário e pensador católico que, sob o pseudônimo Tristão de Ataíde, marcou a vida cultural e política brasileira. Sua ligação com Petrópolis permanece viva no Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), que preserva sua memória e mais de 40 mil documentos e 60 mil livros.

Nesta edição, a iconografia e identidade visual do Flipetrópolis será inspiradas na obra do artista e poeta Abdias do Nascimento (1914-2011), referência fundamental da arte e do pensamento afrodiaspórico no Brasil. Ao mesmo tempo, e em um contraponto ao conceito do Festival, a obra de Candido Portinari estará presente, na forma de 42 painéis espalhados pelos gramados do Palácio de Cristal, com a exposição “Portinari Para Crianças”. A curadoria é de João Candido Portinari.

Além da programação literária e artística, o Festival promove o Prêmio de Redação e Desenho, que mobiliza milhares de estudantes das escolas de Petrópolis, estimulando a imaginação, a leitura e a escrita desde a infância.

Comentários (0)